Como matei o Facebook para trabalhar pela internet e ser mais produtivo (uma simples dica que vai lhe ajudar muito)

Ter mais tempo, qualidade de vida e mais dinheiro, embora hoje em dia esteja na moda e desejado por todos, para mim foi sempre objetivos e metas a alcançar desde quando comecei a empreender. Trabalhar pela internet é um sonho para muitas pessoas e atualmente eu consigo ser uma das poucas pessoas em meus ciclos de amizade que consegue isso. Escolher sair um pouco do Facebook para ser mais produtivo é algo que vai me direcionar cada vez mais para minhas metas.

A produtividade, o estudo dela em si, me mostrou muito sobre pontos importantes e que pouco percebemos sobre momentos do dia que, literalmente, roubam nosso tempo e acabam com nossos sonhos. Exemplo: enquanto esperava ser atendido em uma consulta médica, escrevi este post do smartphone e depois finalizei no notebook. Aproveitar o tempo é algo que eu aprendi a gostar.

Neste artigo vou lhe mostrar algumas dicas simples e úteis que me fizeram e estão fazendo com que eu seja mais produtivo e consiga cada vez mais trabalhar pela internet. Embora o desejo incontrolável de acessar seu Facebook, e-mails ou outras redes sociais tome conta de você em diversas partes do seu dia, é importante e obrigatório para o sucesso e conquista dos seus sonhos que você aprenda a controlar essas vontades.

Se você for uma pessoa muito disciplinada com suas tarefas e o Facebook não te atrapalha, ótimo. Aproveite e comente aqui como você conseguiu chegar até essa disciplina. Agora se você acredita que o Facebook realmente atrapalha seu dia em alguns momentos, continue focado neste texto para descobrir como as redes sociais, especialmente o Facebook, pode lhe atrapalhar na sua produtividade e saiba mais sobre:

  • Porque o Facebook e o uso errado dele pode tomar mais de 56 horas por mês do seu tempo;
  • Quais ferramentas são os ladrões do tempo no Facebook e como evitá-las;
  • Como usar as dicas deste artigos e se tornar mais produtivo;

.
Esse três pontos que citei acima, se seguidos de forma correta, podem lhe garantir boas horas produtivas em seu dia e aumentar seu relacionamento e networking. Vamos em frente?

Use o Facebook de forma errada e perca 2 dias por mês

usso-facebook

O Facebook, atualmente, é uma das maiores redes sociais do mundo e abriga em seu banco de dados (termos mais internéticos) mais de 1 bilhão de pessoas. Para ter uma noção, estamos falando de uma população 5 vezes maior que a população do Brasil, é muita gente conectada! Com tanta gente conectada em uma só plataforma o Facebook foi criando seus produtos e serviços, como seus sistemas de compra de mídia, grupos, páginas, eventos, chat e o News Feed. Se você não sabe o que é News Feed, eu te explico abaixo:

O News Feed é onde tudo rola, onde todas as publicações dos seus amigos, conhecidos e páginas que você curte pipocam na tela fazendo com que você fique em uma interminável rolagem na tela olhando todas essas publicações e interagindo em algumas. Toda vez que você abre o Facebook, cerca de 1.500 publicações são potencialmente interessantes aos seus olhos, segundo o Facebook. O algoritmo criado pelo Facebook definir o que exatamente é mais bacana para você, levando a uma série de modificações com o tempo para fazer com o que o resultado seja amplificado. Mas o que o Facebook deseja com isso tudo? Que você veja mais coisas interessantes, de modo a interagir mais e consequentemente ficar ainda mais tempo no site.

Diante desta necessidade do Facebook em prender mais pessoas no News Feed ou Timeline, como alguns chamam, eles garantem mais tempo de permanência do usuário no site e com isso todos os seus produtos se tornam mais valiosos. Afinal, são muitas pessoas olhando publicações e interagindo nos posts o tempo todo.

Segundo estudos, uma pessoa passa em média cerca de 2h e 30 min por dia no Facebook. Seja ela interagindo com seus amigos, olhando páginas, jogando e vendo as publicações em seu News Feed ou Timeline.

Mas se o Facebook, além de ser uma plataforma de rede social é um produto, o News Feed representa cerca de 70% desse produto. Representando 70% de todo o produto que você utiliza hoje quando acessa o Facebook, o News Feed é responsável pela maior parte do tempo que você passa na rede social levando embora cerca de 2h do seu dia.

Continue lendo: neste momento você deve estar pensando que este texto não valerá de nada para você, mas acredite, ele valerá e muito na conquista de mais tempo no seu dia e se as informações apresentadas até agora estão lhe ajudando, cadastre seu e-mail abaixo e receba mais posts como este em primeira mão.

[hcshort id=”5″]

 

Ladrões do tempo que não percebemos

ladroes-de-tempo-facebook

Sabe aquele momento que parece bobo entre um gole de café e um papo descontraído com seu amigo do escritório no meio da tarde? Esse papo pode ser ótimo para espairecer e é muito necessário em alguns momentos, mas pode roubar preciosos minutos do seu dia e atrasar seu progresso e do seu amigo se não forem bem usados.

Veja que eu citei acima um momento do seu dia que pode ser muito prazeroso e mesmo assim, se for utilizado de forma errada, acabará atrasando sua vida e a dos seus colegas de trabalho. No livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, o autor nos conta uma passagem de sua vida onde ele tinha o hábito de ás 15h de todos os dias ir até a cafeteria do prédio comer um biscoito com café jogando conversa fora, o que lhe fazia engordar e perder tempo.

Mas esses vilões do tempo estão mais próximos do que você imagina. Consegue adivinhar do que estou falando? Isso mesmo, do Facebook novamente.

Imagine o seguinte: você esta trabalhando em um relatório, texto, post em seu blog ou na criação de algo inovador para sua empresa ou projeto de vida, extremamente concentrado e do nada resolve dar aquela espiadinha no Facebook. Com isso você se depara com a sua timeline e muitas, muitas e muitas histórias, atualizações de amigos e notícias que estão acontecendo e você nem sabia. Como perder aquele vídeo tão fofo do cãozinho com uma criança brincando que todo mundo comentou?

Agora me diga, conseguiu finalizar aquele relatório, post ou inovação que estava criando? Aposto R$ 100,00 com você que não conseguiu. Já vi essa história acontecer muitas vezes comigo e com você tenho certeza de que já aconteceu algumas vezes também. Poderia citar qualquer rede social, um post em um blog, uma troca de mensagens no Whatsapp com aquele grupo de amigos, mas vamos focar no Facebook. Afinal, ele toma muito do seu tempo e do tempo de muita gente.

Como matar o Facebook, em partes, e ser mais produtivo?

mais-produtivo-no-facebook

Veja bem, eu sou um profissional de marketing digital e matar o Facebook é contra todas as minhas estratégias de marketing. O Facebook é uma ótima rede social, tanto para manter relacionamentos quanto para gerar vendas e negócios online, bem como visitas a este e vários outros projetos que tenho.

Eu não deletei o meu perfil no Facebook, isso seria quase que ficar aleijado no mundo virtual. A necessidade de ter uma conta lá, até mesmo por causa dos amigos e do networking que é muito necessário, não permite que profissionais e empreendedores digitais, como eu, possam matar o perfil no Facebook em prol da produtividade. Mas arrumei alternativas de ser disciplinado no uso do Facebook deletando o News Feed.

Como o Kill News Feed me ajudou

O Kill News Feed é uma extensão para Google Chrome e esta na área de produtividade da Chrome Web Store (porque será?).

Quando abro o meu Facebook, naquele momento involuntário que vai me roubar um bom tempo, a tela que vejo é esta abaixo. Perceba que nela não aparece nada do News Feed (timeline), não pipocam diversas mensagens, notícias e vídeos engraçadinhos tomando meu tempo e as únicas coisas que consigo fazer são olhar as notificações, interagir nos grupos que acesso, publicar algo e conversar com meus amigos através do chat.

news-feed

Você também pode utilizar o News Feed Eradicator for Facebook. Esta extensão também para Chrome tem a mesma função do Kill News Feed, porém ao acessar o Facebook aparecerá algumas frases motivacionais.

News Feed Eradicator for Facebook

Simples assim.

Se você acha isso muito radical, como eu acreditei ser quando vi esta extensão para o Chrome e fiquei relutante em utilizar, ainda existem outras opções de amenizar o número de informações que aparecem em sua timeline. Uma delas é criar listas de pessoas que você realmente quer receber informações s seguir somente essas listas, o que não funcionou comigo.

Outro ponto que pode funcionar é ir de amigo em amigo e classificar se quer ou não receber publicações dele. Vai levar um bom tempo fazendo isso e pode não dar muito certo também tendo em vista que você vai adicionando mais pessoas e seguindo mais fanpages ao longo do tempo.

O que eu ganhei matando meu News feed

  • Mais tempo: eu perdia em média uns 40 ou 50 minutos em cada período do dia lendo as atualizações que apareciam para mim, vendo quem esta namorando, quem reclama do governo, vídeos engraçados e muitas outras coisas que não me ajudavam em nada. Com essa simples função no meu navegador eu ganhei no mínimo 1h e 30 minutos a mais no meu dia para ler, escrever um post que possa lhe ajudar em algo, ver um filme, passear e ficar mais tempo com minha esposa e o Raul, meu cãozinho, um pastor belga de 5 meses.
  • Mais relacionamento: não tendo como interagir com as publicações da timeline, já que elas não existem mais, eu comecei a utilizar mais o chat do Facebook. Com isso fiquei mais próximo de alguns amigos e criei amizades com profissionais de mercado que ainda nem havia conversado.
  • Mais conhecimento: os grupos do Facebook são ótimos locais para aprender e interagir de forma que ajudará mais pessoas com suas dúvidas e debates. Sem usar a timeline eu passei a acessar mais grupos e a conhecer projetos, matérias interessantes e ler publicações segmentadas.

 

Conclusão: embora eu trabalha com marketing digital, como citei acima, uso o Facebook constantemente e isso é inevitável. Mesmo assim resolvi encontrar soluções que pudessem me dar mais tempo e impedir que o Facebook (eu mesmo na verdade) roubasse mais tempo do meu dia com coisas que não são importantes. O Facebook é uma ótima ferramenta e nunca deixarei de utilizá-lo enquanto for uma rede social importante e meus amigos estiverem lá, mas com essas simples dicas acredito que você possa conviver com o Facebook da melhor maneira possível.

Espero que este texto tenha lhe ajudado em ser mais produtivo. Aproveite e insira seu e-mail abaixo e receba textos como este que irão lhe ajudar a descobrir e alcançar suas possibilidades sendo o primeiro a receber os conteúdos.

Sua opinião é importante para o debate sobre este assunto, fique a vontade para comentar :)

  • andredamasceno

    Excelente post sobre produtividade, Chico. Objetivo e de fácil entendimento. Instalei o Kill News Feed e testarei ao longo do mês de junho. Depois posto meu feedback. O aumento de produtividade é algo que tenho buscado adotar dentro da empresa e também em minha vida pessoal. Sem dúvidas o FB é um grande ladrão de tempo, uma das alternativas buscadas desde 2012 foi a criação de listas de interesse. Sempre que abro o FB vou até elas e vejo o que realmente há de interessante.

    Abraços

    • Na verdade André, o correto é a criação de uma disciplina, de foco e de uma integração da nossa vida, como rotina e estilo, a um sistema que nos ajude a ser mais produtivo. Como diriam por ai: o buraco dessa solução de produtividade é mais embaixo.

      Mas esses apps servem para nos ajudar a criarmos essa rotina e disciplina. Digamos que são um gatilho para que isso comece a virar um hábito.

      Obrigado pelo comentário e depois me diga como foi esse mês usando o App :)

  • Ótima ferramenta o Kill News Feed, muitas vezes acessava o FB por conta do chat e acabava me perdendo no Feed.

    • Somos dois, Renato. Eu ia lá querendo ler coisas bacanas nos grupos ou falar com alguns amigos e quando via já estava no feed há uns 30 min.

  • Pingback: Como ser um corretor de imóveis quebra-regras nas redes sociais? | Palestrante Guilherme Machado()

  • Olha hoje que eu consegui parar e ler todas as informações relevantes que chegam em meu e-mail que sao uteis para o meu serviço mas como você disse no texto o Facebook estava acabando com meu tempo e hj que eu parei pra ler os textos resolvi meus problemas e de minha empresa.

    • Que comentários sensacional, Isabela.
      Fico muito feliz que este artigo lhe ajudou e ajudou sua empresa.

      Meus artigos, aqui no Olhe Fora da Caixa, são e serão densos. Acredito que só dar algumas pequenas dicas e sem ajudar a desenvolver cada dica é algo que não ajuda em nada. Por isso gosto de desenvolver textos como este.

      Sucesso, sempre!

  • Muito bom, chico! Eu já conhecia esses apps mas não usava mais e realmente tava perdendo mt tempo!… Me deu um ânimo pra reutilizar!

  • Hades Júnior

    Obrigado pelo artigo, Chico. Muitas vezes é difícil perceber que aquele tempo todo em que acreditamos estar fazendo uma leitura produtiva, pode facilmente ser dispersada em um ambiente como o Facebook. Não consegui encontrar apps semelhantes para Firefox, é isso mesmo? Será que só tem para o Chrome?

    • Oi Hades, obrigado pelo seu comentário.
      Só encontrei para Chrome mesmo. Mas o Firefox deve ter alguma função parecida com isso sim.

  • Rodrigo Haddad

    Oi Chico!
    Agora tem um aplicativo chamado Facebook Groups que mostra apenas os grupos que você pertence, pelo menos no celular e tablet você consegue esconder o feed de notícias.
    Abs!

  • Tiago Guimaraes Dos Reis

    Já conhecia o aplicativo.
    O texto ficou muito bom e objetivo.

    E tenho a mesma opinião de uso do Leo. Tenho preguiça de desativar o aplicativo e então acabo me direcionando para grupos ou páginas de interesse.

    Inclusive, é algo que não foi comentado aqui: Páginas de interesse.
    Tem sido extremamente útil para mim.

    Em resumo você cria um página de interesse, digamos que “empreendedorismo”. E então dentro dessa página de interesse você inclui todas as páginas que você segue relacionado ao tema, e pronto, aparecerão todas no mesmo lugar. E por fim você pode pedir para receber nas notificações a respeito de suas páginas de interesse.

    Não sei se expliquei bem ehehe
    é isso!

  • Janine Scheffer

    uau! que dica maravilhosa! obrigada por compartilhar! Vou usar já!

  • Pingback: Como ter autodisciplina e alcançar seus objetivos!()