predisposição ao desconhecido

Predisposição ao Desconhecido: 5 dicas simples para impulsionar sua vida

Você tem predisposição ao desconhecido? Para responder me diga se você fez ao menos uma dessas coisas na última semana ou no último mês:

Visitou um lugar que não iria normalmente.

Comeu uma comida diferente.

Leu algum livro fora dos temas que está acostumado a ler.

Assistiu a algum filme, documentário, série que você não assistiria normalmente.

Foi a algum show ou ouviu algum estilo de música que não é o que você ouve no seu dia a dia.

MindDrops no ar! E no episódio 44 vamos conversar sobre o desconhecido. Se você ficar até o final você vai aprender:

  • Como aumentar o seu conhecimento
  • Você é uma pessoa ‘Tiva’?
  • O que é criatividade
  • Como exercitar a predisposição ao desconhecido

E aí, você fez alguma dessas coisas que falei?

Sim!?! Que máximo, você está aproveitando as oportunidades que surgem na sua vida para olhar fora da caixa!

Não?….

Já parou para pensar que você perdeu a oportunidade de aprender algo novo, de evoluir ou até mesmo descobrir alguma coisa nova que você goste?

Mas não desanima, continua lendo que vamos mudar isso.

Predisposição ao desconhecido, esse é o nome dado para a mentalidade de experimentar coisas novas. É uma das principais ferramentas para que você possa evoluir, aumentar seu conhecimento e impulsionar a sua vida.

Pense comigo, só é possível aprender algo que não conhecemos, e se não estamos dispostos a desbravar novos caminhos, experienciar novas coisas, provar novos sabores, como vamos aprender mais, evoluir mais, ser mais criativos.

Quando você configura sua mente para estar disposta ao desconhecido você se torna uma pessoa Tiva (eu que inventei isso), uma pessoa Criativa, Pró Ativa, Produtiva.

 

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas.”

Albert Einstein

 

Criatividade. Uma característica que muitos acreditam que seja inerente a uma pessoa, como um dom que só os escolhidos têm. Mas o que é criatividade?

Se fizermos uma busca simples no Google teremos a seguinte resposta:

Preste atenção para o trecho que destaquei no texto: natos ou adquiridos, isso quer dizer que uma pessoa não precisa necessariamente nascer criativo, ela pode se tornar criativo ao longo da vida.

A criatividade é a união de conhecimentos que estão fora da sua zona de conforto, ou seja, quando você se torna uma pessoa com predisposição ao desconhecido, você sai da sua zona de conforto, adquire novos conhecimentos e se torna uma pessoa criativa.

Isso acontece porque ao experimentar coisas diferentes nosso cérebro faz novas conexões neurais, cria novos caminhos. Assim você se torna capaz de resolver as coisas de várias maneiras diferentes.

Sabe aquele problema que há tempos você não sabe como resolver?

Você só não conseguiu resolver ainda porque não adquiriu o conhecimento necessário, e para que você consiga esse conhecimento você precisa, necessariamente, estar predisposto ao desconhecido.

Para praticar a predisposição ao desconhecido você não precisa ter dinheiro, viajar para outro país, fazer cursos. Vou te dar agora algumas dicas para que você se ponha disposto ao desconhecido, sem gastar dinheiro:

Dica #1 – Use os minutos livres para aprender algo online

Aqueles minutos (muitas vezes horas) intermináveis que você passa no trânsito no caminho de casa para o trabalho e do trabalho pra casa, o tempo restante da sua hora de almoço (eu sei que você não leva 1h inteira para comer…), porque não usar esse tempo para aprender algo?

Você pode ouvir um audiobook (descobri que no YouTube existem canais voltados somente para isso, #ficaadica), um podcast, assistir a um vídeo, enfim, você tem uma infinidade de possibilidades.

Dica #2 – Tenha um bloco de anotações de ideias

A nossa mente funciona de maneira própria, você tem ideias a todo momento e nos lugares mais variados, faz sentido você ter uma local para anotar essas ideias.

Não adianta falar que você tem uma memória muito boa e que você vai lembrar depois, porque você não vai. E depois não adianta lamentar por ter perdido uma ideia maravilhosa que você teve no meio do dia mas não anotou.

Esse bloco não precisa ser somente para anotar ideias, pode ser para você anotar algo diferente que aconteceu no seu dia.

Dica #3 – Ouça podcasts

Citei esse na dica #1, mas vale a pena falar um pouco mais sobre ele.

Se você chegou aqui através do nosso podcast você já faz isso, mas muitas pessoas ainda não têm esse hábito.

Esse formato de conteúdo é muito fácil de ser consumido. Você pode ouvir praticamente em qualquer lugar, pode ser enquanto pratica exercícios na academia, no caminho para algum lugar, enquanto lava a louça, limpa a casa, até enquanto toma banho. E existem podcasts dos temas mais variados, basta escolher o tema e botar pra tocar, só não esquece de às vezes ouvir algo diferente do habitual.

Dica #4 – Mude a sua rotina

Não precisa ser radicalmente, mudar o caminho que você costuma fazer diariamente para o trabalho, por exemplo, já é uma mudança, trocar a mão com a qual você escova os dentes, começar a tomar banho lavando os pés primeiro se você sempre começa lavando a cabeça, colocar primeiro a calça se você sempre começa a trocar de roupa pela camisa, coisas simples.

Isso já será um choque para o seu cérebro, já que ele trabalha com padrões e fazendo isso você quebra esse padrão e faz sua mente se abrir para o desconhecido.

Dica #5 – Leia antes de dormir

Só não vale ler aquele livro de negócios, cheio de ferramentas e métodos que vão fazer sua mente fervilhar de ideias. Leia algum livro de ficção, romance, algum livro mais leve, para relaxar.

Adquira o hábito de ler todos os dias antes de dormir, além de ajudar a preparar seu cérebro para que você consiga relaxar e dormir, a sua mente se abre para coisas diferentes das que você experimentou no seu dia e absorve um novo conhecimento, sem contar que ler é muito bom!

Estar disposto a experimentar o desconhecido te proporcionará aprendizados inimagináveis, te aproximará de pessoas que você nunca imaginou que poderia conhecer, te renderá, no mínimo, lembranças inesquecíveis e te transformará em uma pessoa capaz de absorver conhecimento rapidamente, ser cada vez mais criativo, pró ativo, produtivo e tornará a sua vida ainda mais espetacular.

Se você gostou deste episódio, mande ele pra frente compartilhando com seus amigos por email, nas redes sociais e no boca a boca também. Quando você compartilha me ajuda a levar a frente este projeto e muda o mindset de mais e mais pessoas.

Aproveite e assine o MindDrops no aplicativo de podcast do seu smartphone, caso não tenha instalado, basta baixar algum que te agrade. Você pode assinar pelo iTunes ou escutar pelo SoundCloud.

Importante: deixe também uma avaliação lá no iTunes, isso ajuda demais para que este projeto continue crescendo e comenta aqui embaixo o que você fará de diferente essa semana?

DÊ UM SOCO NA CARA DO MEDO, SAIA DA MESMICE E ENTRE EM AÇÃO

DÊ UM SOCO NA CARA DO MEDO, SAIA DA MESMICE E ENTRE EM AÇÃO

Neste Guia Completo e Gratuito vamos te mostrar, de forma prática, como sair da mesmice e criar uma vida produtiva, com melhores hábitos e vivendo todo seu potencial usando suas habilidades.

Um guia para ler, aprender e entrar em ação tendo resultados imediatamente!

SIM! QUERO BAIXAR DE GRAÇA