Perfeccionismo, a maior desculpa para Procrastinar

MD#42 – Perfeccionismo – A Maior Desculpa para Procrastinar

Você é daquelas pessoas que sempre ‘encontram’ alguma coisa para melhorar, para modificar, para arrumar e nunca está satisfeito com o resultado alcançado e isso faz com que você procrastine, não tire seus projetos do papel, só planeje e não realize?

MindDrops no ar com o Episódio 42 e hoje falaremos sobre perfeccionismo, será que você está deixando de concretizar seus projetos por causa do perfeccionismo?

Perfeccionismo, segundo a Wikipédia, é o estado no qual a pessoa sente constante insatisfação com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade de seu trabalho, levando o indivíduo a verificações de pormenores, prudência e rigidez excessivas prejudicando a sua pontualidade e eficiência.

O perfeccionismo na verdade é a desculpa mais bonita que encontramos para justificar o porque procrastinamos para concluir alguma coisa.

Eu sou uma pessoa perfeccionista e durante muito tempo eu enrolei para fazer algumas coisas por considerar que não estavam perfeitas. Na verdade, era mais uma justificativa para eu não tirar meus projetos do papel. Para que eu conseguisse realizá-los eu tive que aprender a lidar com isso e até hoje tenho que ficar atento para não deixar de fazer algo por causa do meu perfeccionismo.

Eu conheço muitas pessoas com ideias que não saem do papel. Algumas vivem em busca de conhecimento, porque não se sentirem preparadas, sempre falta aprender alguma coisa, são os viciados em conhecimento. Se você é uma dessas pessoas, tenho uma coisa para te contar, conhecimento não é acumulativo, se você não colocar em prática ele se perde. Outras estão sempre planejando, planejando, planejando, mas nunca entram em ação.

Essa busca incessante por algo que está sempre faltando te trava, te impede de realmente alcançar alguma coisa, de chegar a algum lugar, de concretizar algum objetivo.

Existem mais alguns sintomas que podem te ajudar a identificar se o perfeccionismo está te impedindo de realizar algo na sua vida e quero te apresentar agora mais 3.

 

Sintoma #1 – Você tenta agradar a todos

Desde muito cedo somos ‘ensinados’ a agradar a todos, na escola temos que nos comportar perfeitamente para agradar aos professores, agir de determinada forma para fazer amigos, tirar notas altas para agradar os pais, etc. E a recompensa era o reconhecimento adquirido através dessas atitudes, era a definição de perfeição. Mas essa busca em agradar a todos pode se transformar em frustração quando esse reconhecimento não vem.

Bill Cosby tem uma frase que eu adoro que é a seguinte:

 

“Eu não sei o segredo do sucesso, mas o segredo do fracasso é tentar agradar todo mundo.”

 

É impossível agradar a todos. E se você perceber que está tentando agradar todo mundo, reflita e comece a procurar uma forma de acabar com isso.

 

Sintoma #2 – Ser perfeccionista prejudica, mas é um preço a se pagar

O padrão do perfeccionismo é fazer de tudo para não ser comum e muitas dessas coisas são prejudiciais para a própria saúde da pessoa. Uma dessas coisas prejudiciais é o excesso de trabalho, são os viciados em trabalho, os chamados workaholics. Preciso deixar claro que não estou falando de trabalhar duro (hardwork) por algo que você ame fazer, isso é worklover.

Se você perceber que você está trabalhando demais em determinada coisa e ainda assim não está dando o resultado que você esperava, pare e analise se quem está falando isso não é o seu perfeccionismo.

Uma forma de você conseguir acabar com esse excesso de trabalho é cortar pela metade o tempo que você estima para concluir a tarefa, e concluir dentro desse tempo. Você não precisa das melhores ferramentas para executar uma tarefa, faça com o que você tem na mão.

 

Sintoma #3 – Você é um(a) grande procrastinador(a)

Como não está ‘perfeito’ então não está concluído. A procrastinação resultante do perfeccionismo está ligada ao medo de errar, ao medo do que as outras pessoas vão achar. O grande motivador para a execução da tarefa acaba se tornando medo, e esse não é um bom motivador.

Por causa do medo que existe de que as outras pessoas não irão aprovar determinada tarefa, o perfeccionista inicia uma busca sem fim para alcançar o inalcançável.

 

E aí, se identificou com esses sintomas? Será que não está na hora de você fazer uma auto análise e verificar se o que está atrapalhando você de conquistar seus objetivos não é o seu perfeccionismo?

NESSE EPISÓDIO VOCÊ VAI APRENDER:

  • Perfeccionismo é uma desculpa
  • Conhecimento não é acumulativo
  • O segredo do fracasso
  • Workahilic x Worklover
  • Procrastinação Perfeccionista

Se você gostou deste episódio, mande ele pra frente compartilhando com seus amigos por email, nas redes sociais e no boca a boca também. Quando você compartilha me ajuda a levar a frente este projeto e muda o mindset de mais e mais pessoas.

Aproveite e assine o MindDrops no aplicativo de podcast do seu smartphone, caso não tenha instalado, basta baixar algum que te agrade. Você pode assinar pelo iTunes ou escutar pelo SoundCloud.

Importante: deixe também uma avaliação lá no iTunes, isso ajuda demais para que este projeto continue crescendo e comenta aqui embaixo e aí, você é perfeccionista?

DÊ UM SOCO NA CARA DO MEDO, SAIA DA MESMICE E ENTRE EM AÇÃO

DÊ UM SOCO NA CARA DO MEDO, SAIA DA MESMICE E ENTRE EM AÇÃO

Neste Guia Completo e Gratuito vamos te mostrar, de forma prática, como sair da mesmice e criar uma vida produtiva, com melhores hábitos e vivendo todo seu potencial usando suas habilidades.

Um guia para ler, aprender e entrar em ação tendo resultados imediatamente!

SIM! QUERO BAIXAR DE GRAÇA