MD #40 – 5 Formas De Superar O Medo De Fracassar Na Hora De Empreender Fazendo O Que Ama

Uma pergunta que ronda a cabeças de muitas pessoas que eu conheço, e até as que eu não conheço, quando elas pensam em empreender é:

E se eu começar a empreender e nada der certo e eu fracassar?

Novo episódio do MindDrops e no Episódio #40 o tema é esse, medo de fracassar.

Esse medo de fracassar é muito comum, não só quando o assunto é empreender, mas em qualquer momento que pensamos em fazer algo novo, algo diferente do que já estamos acostumados. Mas superar o medo de fracassar é crucial para alcançar o sucesso.

Sucesso aqui eu não me refiro ao sucesso financeiro, a ser um campeão olímpico, ser líder em vendas, se tornar o mais requisitado no seu campo de atuação, me refiro ao sucesso em alcançar a sua meta, dentro do limite das suas possibilidades e do seu desejo.

Para uma pessoa de sucesso o fracasso é apenas um resultado, é apenas um degrau para alcançar o sucesso. Grandes nomes como Henry Ford e Thomas Edison entenderam que na verdade não tentar, não se permitir, não seguir em frente, esse sim é o verdadeiro fracasso.

Quer ter certeza que não vai dar certo? Não tente!

Nessa minha jornada empreendedora, que já fazem cerca de 13 anos, eu fracassei muitas vezes, eu já quebrei empresa, já fui enganado por sócio, já cheguei a dever mais de R$ 100.000,00, mas não deixei isso me parar, eu dei a volta por cima. Isso porque eu aprendi com um chefe que eu tive quando eu tinha 21 anos que me ensinou que sucesso e fracasso são apenas resultados.

O sucesso é um resultado que alcançou, ou superou, o que você esperava. Já o fracasso é um resultado que você não queria, só isso.

O medo do fracasso surge quando desconhecemos o que realmente precisamos para ter o sucesso que queremos, quando criamos expectativas demais ou queremos ser perfeccionistas em alguma coisa. O foco está tão voltado para o resultado final que não prestamos atenção no processo.

Atualmente, com a velocidade da informação, nós somos bombardeados por pessoas alcançando seus objetivos, mas não mostram quantas vezes elas falharam para alcançar esse sucesso. Você sabe quantas vezes Abraham Lincoln falhou antes de se tornar presidente dos EUA?

Eu tenho o costume de anotar as coisas que aprendo ao longo da minha vida, não como um diário, mas como dicas importantes. E eu aprendi muito sobre como superar esse medo de fracassar e são essas dicas que eu aprendi que vou apresentar para vocês hoje.

Entenda que você vai fracassar

Somos humanos e cometemos erros. Desde muito cedo nós lidamos com a falha, mas conforme crescemos ‘desaprendemos’ que somos passíveis de falha e não tem nada de errado com isso. Uma criança quando está aprendendo a andar ela cai várias vezes, mas ela levanta e continua tentando, ela não tem medo de falhar.

Lembre-se que o fracasso produz sucesso

Muitos dos grandes ícones da nossa história passaram por fracassos antes de alcançarem seus grandes sucessos. Henry Ford, que eu já citei aqui antes, teve duas empresas antes de fundar a Ford que não tiveram sucesso.

Acredite mais em você

Ao invés de desistir diante de um fracasso encare isso como uma oportunidade que te ajudará a construir a persistência que você precisa para superar as dificuldades e que cada vez que elas vierem será mais fácil de superá-las.

É preciso persistir, insistir, tentar, cair, levantar e tentar de novo até alcançar o seu objetivo. Você não está fazendo coisas para ter sucesso, você está fazendo até ter sucesso.

Comece algo novo (mas comece pequeno)

Crie um MVP (Minimun Viable Product), traduzindo Produto Mínimo Viável, que seria a menor versão de algo que você pode criar para já colocar em prática.

Depois de fechar uma empresa e tentar, sem sucesso, um emprego em uma agência de publicidade, eu decidi abrir a minha própria agência. Mas eu comecei com um site com uma única página com o logo, a descrição e a minha foto, só. Depois de 15 dias eu tive o meu primeiro cliente.

Se algo fracassar, comece algo novo, mas pequeno, não precisa começar algo grandioso. Isso também serve para quem está começando um novo projeto, um novo negócio.

Converse com pessoas que já fracassaram

Quando você conversa com outras pessoas que também já fracassaram você vai ouvir as mais diversas histórias. Algumas serão de pessoas que desistiram e outras que continuaram em frente, são essa as pessoas que você deve se apoiar, que você deve se aproximar.

Quando você debate sobre o fracasso, fica mais fácil superar.

NESSE EPISÓDIO VOCÊ VAI APRENDER:

  • Fracassar é normal
  • Fracasso e sucesso são apenas resultados
  • O fracasso surge das expectativas
  • Como superar o fracasso

Se você gostou deste episódio, mande ele pra frente compartilhando com seus amigos por email, nas redes sociais e no boca a boca também. Quando você compartilha me ajuda a levar a frente este projeto e muda o mindset de mais e mais pessoas.

Aproveite e assine o MindDrops no aplicativo de podcast do seu smartphone, caso não tenha instalado, basta baixar algum que te agrade. Você pode assinar pelo iTunes ou escutar pelo SoundCloud.

Importante: deixe também uma avaliação lá no iTunes, isso ajuda demais para que este projeto continue crescendo e comenta aqui embaixo, você já fracassou?

DÊ UM SOCO NA CARA DO MEDO, SAIA DA MESMICE E ENTRE EM AÇÃO

DÊ UM SOCO NA CARA DO MEDO, SAIA DA MESMICE E ENTRE EM AÇÃO

Neste Guia Completo e Gratuito vamos te mostrar, de forma prática, como sair da mesmice e criar uma vida produtiva, com melhores hábitos e vivendo todo seu potencial usando suas habilidades.

Um guia para ler, aprender e entrar em ação tendo resultados imediatamente!

SIM! QUERO BAIXAR DE GRAÇA