4 livros para ler antes de começar a empreender

Começar um negócio, mesmo que no ambiente digital, não é uma tarefa que qualquer pessoa consiga realizar em pouco tempo. É necessário estudo, dedicação, pé no chão e bastante conhecimento. Por isso, neste artigo, quero te apresentar alguns livros que irão te ajudar a empreender melhor.

Quando eu estava começando a empreender, há aproximadamente 10 anos, descobri que a melhor forma de evoluir não só nas minhas ideias empreendedoras, mas na minha vida pessoal também, era consumir vorazmente vários livros e ler bastante.

Claro que existem outras formas de obter aprendizado e prática, como se relacionar com pessoas mais fodas que você e ter mentores, mas isso é assunto para outro artigo.

Eu nunca tive muito o hábito da leitura, mas tive que encaixar isso em minha vida e aprendi seguindo um método bem simples, este que ensino no vídeo abaixo.

Com pouca grana para cursos e grupos de negócios, o que me sobrava todos os meses era a possibilidade de ter um ou dois novos livros e essa ideia e oportunidade sempre me encantava, até hoje compro livros aos montes.

Certa vez, uma de nossas alunas e participantes do nosso Grupo de Mentoria me perguntou quais livros eu recomendaria para quem quer empreender. Prontamente respondi citando 4 que mudaram minha visão sobre negócios.

Hoje quero te apresentar 4 livros que foram muito importantes na minha evolução empreendedora. Eu não li na sequência que eu vou te mostrar, mas se você ler na ordem que te apresento aqui você conseguirá realmente tirar as suas ideias do papel e colocá-las em prática de maneira efetiva.

Vamos aos livros!

A Startup de $100 – Chris Guillebeau

Esse é um livro muito bacana e lido por muitas pessoas no mundo todo, não sei se realmente lido, mas foram vendidas mais de 20 milhões de cópias. É coisa pra caramba!

O conceito do livro o próprio nome já diz, Startup são empresas que começam do zero ou com poucos recursos financeiros. Já a parte de $100 citada no livro nasceu de uma longa pesquisa que o autor fez para entender a criação de micronegócios, como ele chama, e percebeu que a maioria começou suas empresas com 100 dólares..

Chris vai te mostrar neste livro como é possível começar um projeto com o mínimo possível, com pouca grana, pouco tempo, mas muita vontade para fazer acontecer.

Não é um livro motivacional, é um livro de estratégias para criação de negócios, embora tenha boas histórias de transformação de vida. Inclusive, em um dos pontos do livro, Chris te mostrará conceitos de como criar um blog para começar o seu projeto, algo em que eu acredito demais.

Se você quiser conhecer mais sobre o autor, acesse o site dele aqui!

A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Esse livro vai te mostrar como sair do Oceano Vermelho e ir para o Oceano Azul.

O Oceano Vermelho é o lugar onde estão todos brigando pelo mesmo espaço, pelos mesmos clientes, criando produtos parecidos e brigando pelo mesmo mercado. O Oceano Azul é onde existem as oportunidades, onde ninguém criou padrões e dá para nadar de braçada.

Esse livro vai te mostrar como é possível colocar em prática estratégias que te farão entrar nesse Oceano Azul, onde existem mais possibilidades de crescimento e mais clientes para atingir, mas que seu Oceano Azul seja um micro segmento do mercado (você vai entender no livro o que é isso).

A Cauda Longa – Chris Anderson

Se você já estudou administração ou algo do tipo já deve ter conhecido o conceito da Cauda Longa para criação de ofertas e negócios. Basicamente este livro é um complemento muito forte do livro A Estratégia do Oceano Azul.

Mas o que é essa Cauda Longa?

No livro você terá maiores detalhes, mas em resumo ele te mostra como pegar sua ideia empreendedora e “nichar”, segmentar, o seu mercado de atuação para entender onde será melhor iniciar o seu projeto.

A visão que você deve ter para entender esse conceito é de uma cauda de um animal, existe a parte mais grossa que está ligada a ele e uma parte mais fina no final, essa parte final é onde você poderá identificar as necessidades específicas de determinados grupos de pessoas (nichos) e conseguir ter uma maior chance de sucesso do seu projeto.

Trabalhe 4 Horas Por Semana – Timothy Ferris

As opiniões sobre esse livro são bem divididas, alguns adoram outros odeiam e a sua opinião vai depender bastante do momento da sua vida. Digo isso porque quando li este livro pela primeira vez, aprendi lições de negócios, depois de um tempo quando li novamente vi conceitos sobre produtividade.

Tim Ferris é um astro da web com seus projetos, podcast e ideias e um cara que adora “hackear” conceitos e entender como as coisas funcionam e como geram resultados. Com base nessa sua obsessão por progresso, ele desenvolveu uma forma única de trabalhar apenas 4 horas por semana e administrar uma empresa que fatura milhões de dólares. Ele fala bastante sobre empresas autogerenciáveis.

São empresas que não precisam de você presente 100% do tempo para funcionar e mesmo assim seu projeto ou empresa continua crescendo.

Mas independente disso, esse livro te trará conceitos muito legais para que a sua ideia empreendedora se transforme em uma empresa que ande sozinha e que você possa utilizar o seu tempo da maneira que quiser.

Compre estes 4 livros e dedique tempo a leitura e, claro, a executar o que eles propõe. Não adianta nada aprender e não colocar em prática, conhecimento não é acumulativo.

Se você curtiu este artigo, quer mais dicas de livros sobre empreendedorismo, hábitos e produtividade ou já leu alguns destes livros, comente abaixo!

Ebook Gratuito BlogMoney

Ebook Gratuito BlogMoney

Descubra as 17 formas rentáveis que os maiores blogueiros empreendedores do mundo utilizam para lucrarem alto com seus blogs, vídeos e podcasts.

Faça o download do Ebook Gratuito Blog Money com as 17 Formas Rentáveis para Ganhar Dinheiro com Blog, basta inserir seu nome e email abaixo e te envio sua cópia por email em menos de 1 minuto.

DOWNLOAD GRATUITO