3 ESTRATÉGIAS PODEROSAS PARA CRIAR UM EBOOK LUCRATIVO

Um dos primeiros passos para iniciar um negócio digital, seja com blogs ou infoprodutos, é a criação de um imã digital. Caso você ainda não esteja familiarizado com o termo, fica mais simples se eu te falar que um imã digital, também chamado por alguns de recompensa digital ou isca digital (este último eu acho um nome horrível) é algo que você entrega para quem se cadastra em sua lista de emails. Isso pode ser uma aula, um áudio ou o mais famoso de todos: criar um ebook.

Mas a maioria das pessoas que iniciam um negócio digital não compreende a importância de um ebook, ou livro digital, acreditam apenas que um ebook serve para gerar listas de emails e criam de qualquer maneira, sem nenhuma qualidade e, principalmente, sem nenhuma estratégia vinculada ao ebook.

Primeira dica deste artigo: não crie ebooks apenas por criar. Você precisa definir bem o motivo do ebook existir, o problema que ele irá resolver e onde ele se encaixa na sua estratégia de negócios. Acredite, empreendedores digitais de sucesso não criam conteúdo, principalmente ebooks, sem um planejamento bem definido.

Mas neste artigo quero te mostrar 3 formas para criar ebooks lucrativos e que aprendi ao longo de 8 anos utilizando a internet para fazer negócios. São formas utilizadas por grandes nomes do empreendedorismo digital, blogueiros e influenciadores digitais. Algumas você já deve conhecer, outras podem parecer simples, mas são muito poderosas.

Vamos lá…

1. Ebooks para criar listas de emails com call to action

Essa é a mais conhecida de todas. Como citei no começo do artigo, a maioria dos novos empreendedores digitais sabe que criar ebooks pode atrair muitas pessoas cadastrando emails em sua lista de contatos e isso é ótimo. Afinal, quanto mais emails na sua lista mais possibilidade de gerar lucro para seu negócio.

Mas neste ponto existe um pequeno erro cometido por 95% de quem cria seu primeiro ebook: eles esquecem de criar um Call To Action. Traduzindo, uma chamada para ação. Lembra que eu comentei que um ebook precisa se integrar a sua estratégia, ao seu planejamento? Então, o Call To Action é a ligação do seu ebook com o próximo passo para seu cliente ou leitor.

Veja a imagem abaixo de um dos nossos ebooks:

Essas são a capa e as duas últimas páginas de um dos nossos ebooks da Olhe Fora da Caixa e na última página existe um Call To Action bem definido. Este ebook, o Pra Cima!, fala sobre como quebrar o medo de sair da mesmice e dentro dele, além de entregar muito conteúdo prático e de grande valor, eu cito que a melhor forma de progredir é ter mentores e encontrar suas habilidades e paixões. Na última página mostro a Academia Olhe Fora da Caixa.

O conteúdo do ebook gera uma necessidade natural em encontrar mentores e este projeto que temos é justamente para isso. Então nada mais natural que eu indique nosso portal de membros.

2. Ebooks que geram vendas de parceiros

Em 2015 eu era sócio e amigo do grande e jovem empreendedor Leo Alvarenga. Não sou mais sócio, mas somos cada vez mais grandes amigos. Nesta época, quando eu estava começando a Olhe Fora da Caixa com o blog, Leo estava a frente de um projeto chamado Não Tenho Ideia, que já não existe mais.

Ele decidiu então escrever um ebook totalmente novo e desenvolveu uma estratégia bem interessante de remuneração: vendeu, dentro do ebook, produtos de parceiros. O ebook de chamada “Com Quem Você Anda? – 42 pessoas que vão melhorar a sua vida e seus negócios”. Dentro do ebook o Leo cita 42 pessoas de sucesso que ele acompanhava na época e cada uma dessas pessoas tinha um link dos projetos, cursos e produtos que elas vendiam.

Repare nos links nas páginas do ebook do Leo (destaquei em vermelho).

Bom, até então isso é bem normal. Afinal, ele indicava o empreendedor que seguia e falava dos sites e produtos desta pessoa. Mas é neste momento que o dinheiro acontecia e que o lucro aparecia, nos links citados o Leo colocava links de afiliados, ou seja, links que levavam para compras de cursos ou serviços destes empreendedores e que se fossem concluídas ele ganhava uma comissão pela venda.

De novo, nada mais justo. Afinal, Leo estava indicando pessoas importantes na sua jornada e seria justo lucrar com essas indicações.

3. Transformar seu ebook em seu principal produto

Em tempos de infoprodutos e negócios milionários pela internet, aplicativos, e-commerce e blogs, parece que muita gente esqueceu que diversos dos maiores empreendedores digitais e blogueiros do mundo começaram justamente vendendo ebooks.

Este é o caso de Ramit Sethi, um dos nomes mais fortes no Estados Unidos quando o tema é “Ganhar Dinheiro Online”. Ramit começou seu negócio digital, que hoje conta com 18 produtos diferentes, com apenas um ebooks e que depois virou seu livro mais vendido. Ele ficou anos faturando com a venda do seu ebook. Veja a trajetória de Ramit nesta imagem que ele mesmo divulgou em seu blog, repare que em 5 anos ele saiu de um ebook criado e que já vendia para nove produtos diferentes:

Ramit não é o único caso a transformar seu primeiro ebook em seu principal produto. No Brasil existem diversos empreendedores que fazem o mesmo e fora do Brasil muitos outros. Então, você não precisa se preocupar em criar um curso online, uma loja virtual ou algo do tipo logo no começo, um ebook já dá pra fazer bastante barulho e faturar alto.

Transformar suas ideias em ebooks que convertem, geram listas de emails e vendas é uma questão de escolha. Eu sempre busco alternativas fora do padrão para meus negócios e até hoje não me arrependo de ter utilizado ou aprendido nenhuma das formas que te mostrei acima.

E se a sua pergunta agora é “Será que eu consigo criar um ebook lucrativo?”, eu te respondo: SIM! Todo mundo consegue, mas para isso precisa de um método, um passo a passo para não ficar quebrando a cabeça.

Criei um Treinamento Gratuito e 100% Online que vai rolar nos próximos dias sobre como transformar suas ideias em ebooks lucrativos, iniciar sue negócio digital sem dor de cabeça e em 15 dias obter seus primeiros resultados reais. Sem enrolação e sem fórmula mágicas. Um passo a passo que funciona!

Nesta aula eu vou te mostrar como:

  • Começar seu negócio digital da maneira correta e sem quebrar a cabeça
  • Como criar seu ebook em 7 dias sem atrapalhar sua rotina atual
  • Gerar listas de emails para seu negócio digital de forma automática
  • Divulgar sem gastar nenhum centavo em campanhas
  • Ser reconhecido em seu mercado de atuação em 30 dias
  • Utilizar uma ou todas as estratégias que te ensinei neste artigo
  • Lucrar com seu primeiro ebook já nos primeiros 30 dias
  • E muito mais…

Para assista esta aula, que tem vagas limitadas e pode fechar a qualquer momento, clique aqui. Anote na sua agenda o dia da aula e não falte, vou te mostrar informações importantes para o começo do seu negócio digital.