Ser multitarefa não é ser produtivo. Ser multitarefa vai acabar com você!

Já começo o texto te dizendo algo que é muito importante: ser multitarefa é uma grande ilusão.

Estudos comprovam que nós, meros seres humanos que nos achamos muito racionais, não somos multitarefas. As mulheres tem uma vantagem, até conseguem fazer algumas coisas ao mesmo tempo. Não que todas saem corretas e perfeitas, mas conseguem. Já os homens, afeeee… Os homens tem uma enorme dificuldade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Mas isso acontece com todos. Nós somos seres MONOTAREFA. Uma vez em um café um amigo me contou sobre a história do pato. Ele me disse assim:

“Chico, o peixe sabe muito bem coo nadar, o coelho sabe como correr e um pássaro sabe muito bem como voar. Mas e o pato, o que ele faz de bom?”

Eu refleti alguns minutos e disse:

“Bom, ele faz as 3 coisas!”

Então meu amigo completou:

“Correto. Mas ele não faz nenhuma das coisas com perfeição. Ele não sabe nadar muito bem, corre todo atrapalhado e não consegue voar mais de 20 metros. O pato é um animal que tenta ser multitarefa e não consegue, porque não lhe foi dado foco em alguma habilidade. Ao contrário dele, nós podemos escolher no que seremos bons de verdade.”

Em resumo, naquele café há alguns anos, meu amigo me disse algo como “Não seja um pato!”.

Neste vídeo da série de vídeos sobre produtividade que estou publicando no canal do Olhe Fora da Caixa no Youtube eu falo um pouco sobre multitarefa e dou uma simples dica de como não ser multitarefa e criar foco, produzindo mais e melhor.

Espero que goste do vídeo!