como-encontrar-um-mentor

Como encontrar um mentor perfeito para transformar sua vida

Em meus vídeos, podcast e artigos sempre falo do poder de ter mentores e pessoas te guiando pela sua jornada. Por isso é bem comum receber mensagens com a pergunta “Chico, como encontrar um mentor perfeito para minha jornada?”

Quando iniciei minha jornada como empreendedor, lá em 2006, acreditava que poderia realizar tudo sozinho. Fiquei solitário na jornada, criando e chegando a falir diversos negócios, saindo e entrando em diversos empregos sem nunca conseguir progredir ou me fixar em uma profissão. Isso não foi ruim, aprendi demais com os erros que cometi, mas com toda certeza poderia ter tido sucesso mais rápido.

Ninguém, na história da humanidade, conseguiu progredir sozinho sem o apoio ou direcionamento de outras pessoas. Atrás de cada pessoa bem sucedida existe um mentor, alguém que o apoia, ou provavelmente uma equipe que tornou os objetivos possíveis.

A Olhe Fora da Caixa, nossa Startup para adultos inconformados com a vida comum, não existiria se não fosse o apoio de diversas pessoas, tanto em equipe, amigos e principalmente mentores que me ajudaram a direcionar sempre de forma positiva a nossa jornada. Eu nunca me mantive na missão sozinho e nem vou dar os próximos passos sozinho, estou sempre me cercando de pessoas que podem me ajudar.

Todos nós precisamos de apoio. Todos precisamos encontrar mentores. Ninguém cresce sozinho.

É fácil tentar fazer as coisas sozinho, na maioria das vezes acreditamos que somos bons no que fazemos e por isso não precisamos do apoio de outras pessoas. Isso é um grande erro. São essas pessoas te apoiando que irão transformar sua jornada e lhe dar calma e liberdade para potencializar onde você é realmente bom, para crescer na sua vida pessoal e profissional.

Um modelo de pessoa de sucesso é o melhor exemplo para começar a crescer na sua jornada. Porque uma coisa é certa: temos mais chances de ter sucesso se temos bons exemplos a seguir. Somos movidos a exemplos, aprendemos por exemplos e ensinamos por exemplos.

Eu não apoio a ideia de se comparar com os outros, isso é um grande erro na sua jornada. Mas apoio a ideia de modelar sua jornada em pessoas que você admira, que se inspira. A modelagem é possivelmente a ferramenta mais poderosa do planeta para fazer progresso e ter sucesso em qualquer área de atuação.

reinventando-a-roda-1024x500

O melhor sistema para progredir na vida

Uma das razões pela qual muitas pessoas não conseguem descobrir suas paixões e habilidades é porque elas tentam inventar a roda. Eu mesmo passei por isso durante alguns anos, acreditava que para ter sucesso teria que criar algo novo, diferente e não precisava seguir ninguém para isso. Errado. Eu não vou deixar que você cometa este erro.

A boa notícia em não ter que inventar a roda é que provavelmente alguém já está fazendo o que você quer fazer e agora temos que seguir três simples passos para iniciar sua jornada de progresso:

  1. Criar uma lista de pessoas que te inspiram, que você respeita e segue porque sabe que são pessoas de sucesso no que fazem;
  2. Encontrar pessoas que já trilharam caminhos que você quer trilhar e isso a primeira etapa acima já começa a te ajudar;
  3. Modelar de forma simples e constante o que essas pessoas estão fazendo.

O Sistema de Modelagem é utilizada por grandes nomes da história há milhões de anos. O conceito existe há anos, mas começou a ser mais notada após o trabalho dos especialistas em Programação Neurolinguística (PNL), Richard Bandler e Charles Grinder onde eles mostram como ter a modelagem definitiva.

Segundo estudos de Richard e Charles, você precisa observar e mapear processos bem-sucedidos que estão na base de um desempenho excepcional. Em outras palavras você precisa encontrar pessoas que são ótimas em algo que você quer fazer e seguir os passos que elas já fizeram, simples assim.

Mas onde encontrar as pessoas que irão transformar sua vida te ensinando o que sabem?

Outra pergunta bem comum que recebo é como encontrar essas pessoas de sucesso e, principalmente, como fazer com que elas te ajudem com suas ideias e com o que sabem.

Primeiro lugar: você pode modelar qualquer pessoa de sucesso que escolher e não precisa estar junto dela para isso. Eu mesmo sigo os passos de Napoleon Hill, Tony Robbins, Jon Acuff e muitos outros profissionais que admiro, mas que não conheço pessoalmente (até porque Napoleon Hill já faleceu). Então, é possível modelar pessoas a distância.

Mas ter mentores impulsiona sua jornada 10 vezes mais rápido. Eu falo sobre isso com propriedade. Depois do primeiro ano da Olhe Fora da Caixa fiz uma análise do negócio e de como tínhamos crescido, foi bem animador. Mas logo percebi que precisava de apoio e conhecimentos que não tinha. Então fui em busca de mentores.

Um mentor é alguém que você pode confiar suas ideias, seus projetos e ouvir como ele faria com base no que ele já fez.

Neste artigo quero te mostrar algumas formas para encontrar mentores que possam impulsionar sua jornada, te ajudar a usar suas habilidades e paixões e potencializar sua atuação e a chegada aos seus objetivos.

Vamos lá…

1. EVENTOS PRESENCIAIS

eventos-mentores

Os primeiros mentores que encontrei, principalmente para criação de negócios, foi em eventos presenciais e workshops. Eventos são criados para disseminar conhecimento, mas acima de tudo são lugares para ampliar sua rede de contatos e gerar parcerias.

As principais atrações dos eventos, os palestrantes, parecem ser os melhores mentores que uma pessoa pode encontrar. Mas é neste ponto que mora o erro: a maioria das pessoas que vai a um evento tenta criar proximidade com os palestrantes para:

  • Tirar fotos e dar uma de fã
  • Falar que tem algum projeto bacana e que deseja apresentar a ele

As duas formas são terríveis e palestrante, principalmente os que são bons no seu mercado de atuação, estão cansados de ouvir e passar por estes momentos. Aqui está o pulo do gato:

  • Chegue no palestrante dizendo o que você realmente admira no trabalho dele e seja bem sincero neste momento, ele dará atenção a você.
  • Diga que quer ajudar em algum projeto que ele tenha e dê o seu contato. Explique algumas das suas habilidades, tudo de forma rápida e resumida (respeito o tempo dele) e aguarde.

Este contato diferenciado, fora do padrão comum, fará com que ele lembre de você e dessa forma poderá entrar em contato sabendo que você tem real interesse. Na maioria das vezes que eu fiz isso saí da conversa com o contato da pessoa.

Mas além dos palestrante, faça o possível para conhecer o maior número de pessoas que puder em um evento. Pegue cartões e depois entre em contato. Um dos primeiros investidores de um antigo projeto que tive eu conheci tomando um café entre uma palestra em outra.

2. COMECE COM PESSOAS PRÓXIMAS A VOCÊ

Alguns do seus mentores provavelmente estão próximos à você. Pense em quem você pode contar para obter conselhos. Quem são as pessoas mais qualificadas em qualquer área da vida e que você confia? Quem são as pessoas ao seu redor que você ouve opinião sobre suas ideias? Quem você admira?

Faça uma lista de pessoas próximas a você e que podem lhe mentorar em alguma área da vida que você quer crescer.

3. AMPLIE A ÁREA DE ATUAÇÃO

Me lembro certa vez que comecei a buscar mentores e a primeira coisa que fiz foi o exercício que mencionei anteriormente. Porém eu não encontrei tantos mentores assim em minha família, a não ser minha mãe, e nas minhas amizades.

Mas abrindo um pouco mais o círculo percebi que meu chefe, na empresa onde eu trabalhava na época, poderia ser um grande mentor para minha evolução como profissional. Foi assim que perguntei se ele poderia me dar conselhos sobre como progredir na vida e ele me ajudou com conselhos e dicas durantes anos.

Os seus mentores podem estar próximos a você neste momento. Talvez um professor da faculdade, um colega de trabalho, um amigo do Facebook ou alguém que você gosta, segue o trabalho e tem contato.

4. A INTERNET E AS REDES SOCIAIS

É inquestionável que a internet deixou a um passo o contato e a busca por mais conhecimento. Este contato com pessoas que admiramos fica mais rápido se usamos as redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo.

Já que a internet favorece esta aproximação, use-a a seu favor: relacione em uma pequena lista as pessoas que você admira e que tem blogs, canais no youtube, instagram e outras redes sociais e faça o seguinte:

  1. Siga em todas as redes sociais e fique de olho em tudo que ela publicar. Comente, compartilhe e curta.
  2. Assina a lista de emails, se ela tiver, e leia os emails que seu futuro mentor lhe enviar. Se possível e se for sincero, responda o email agradecendo e até mesmo dando opiniões e dicas para ele.
  3. Compre os livros e treinamentos desta pessoa. Isso é fundamental. Se você valoriza o que seu futuro mentor faz, entre mostre isso para ele comprando e consumindo o que ele produz.

Quando comecei a Olhe Fora da Caixa, em 2015, tive o prazer de me conectar com a querida e mentora Paula Quintão (que hoje faz parte da Academia Olhe Fora da Caixa). Mas isso só aconteceu depois que utilizei os passos que te mostrei acima. Faça, isso funciona.

5. VIRE MEMBRO DE COMUNIDADES FORTES

comunidade-fora-dacaixa

Em 2015 eu e o empreendedor e amigo Leo Alvarenga criamos um projeto fantástico, o Evento Online Vá Mais Longe. Este evento conectou 60 especialistas em empreendedorismo, produtividade, crescimento pessoal e etc a mais de 15 mil pessoas. Foi algo grandioso. Depois que isso aconteceu nós unimos essas 15 mil pessoas em uma grande comunidade e lá, diversos dos participantes, encontraram seus mentores que hoje guiam suas jornadas.

Aqui na Olhe Fora da Caixa temos esta filosofia muito enraizada em nosso trabalho. Nós acreditamos fortemente que o sistema de modelagem lhe impulsiona mais rápido para seus objetivos e que conviver com uma Comunidade Fora da Caixa, forte e unida tendo como Mentores os Grandes Especialistas do Brasil e do Mundo em foco, meditação, disciplina, empreendedorismo, produtividade, mudança da mente e autocontrole faz toda diferença.

Por isso criamos a Academia Olhe Fora da Caixa. Um Exclusivo Portal de Membros onde unimos Mentores e Comunidade em busca de crescimento. Mensalmente entrevisto diretamente empreendedores, instrutores e especialistas em diversas áreas do autoconhecimento e do empreendedorismo.

Além disso, criamos uma comunidade fora da caixa, forte e unida e que está transformando suas vidas através das conexões criadas em nosso grupo vip.

Para conhecer a Academia Olhe Fora da Caixa, acesse aqui!

Recapitulando…

O sistema de modelagem é atualmente a melhor e mais forte ferramenta para crescimento pessoal que eu conheço. Transformou a minha vida e irá transformar a sua. Mas encontrar mentores é fundamental para seu crescimento. Existem 5 formas de encontrar bons mentores:

  1. Em eventos do seu mercado de atuação
  2. No ambiente em que você convive, estuda e trabalha
  3. Ampliando sua rede de contatos
  4. Usando a internet e as redes sociais
  5. Participando de uma Comunidade Fora da Caixa

Agora me diga nos comentários: quais dessas formas você pretende começar a usar para encontrar seus mentores e alcançar seus objetivos?

banner-portal-membros