Sobre como começar algo novo em sua vida

Eu fico fascinado com a empolgação das pessoas quando falamos em mudança. Começar algo totalmente novo é realmente muito empolgante e desperta uma sensação maravilhosa em nossas vidas. Acordamos mais cedo, levantamos da cama em um pulo só, tomamos café empolgamos e colocamos nossa melhor roupa para irmos a luta em busca dos nossos sonhos.

Tudo isso é maravilhoso, mas pelo que vejo funciona somente no começo para a maioria das pessoas. Em pouco tempo elas começam a perceber que iniciar algo não parece ser tão simples e tem tantas tarefas a serem feitas antes de chegar no pote de ouro que a maioria desiste da jornada. Isso é triste.

Neste vídeo abaixo eu lhe trago um pensando bem interessante sobre como devemos iniciar algo novo. Um pensando que trago comigo desde os meus 10 anos quando meu pai me disse algo e que nunca mais saiu da minha mente.

Como iniciar algo novo?

As ideias estão ai em sua mente, borbulhando sem parar. Então você decide iniciar algo novo em sua vida. Não quer mais viver como esta vivendo, pensa, repensa, anota, faz os prós e os contras, fala com sua família, avisa alguns amigos e esta com o peito cheio de coragem e a mente cheia de ideias. Pronto, tudo esta perfeitamente definido. Vamos começar?

Então você trava. Percebe que tem tantas tarefas a serem feitas e que você não tem tempo agora para elas. Precisa trabalhar, pegar os filhos na escola, fazer as compra do mês, ir naquele churrasco dos amigos, terminar um relatório para seu chefe. Não dá tempo e mais uma vez você volta a viver a vida que tem e que não estava lhe agradando em nada, voltou a ser uma pessoa acomodada de novo, não é?

Comece algo de uma forma mais simples. Pense em todo seu projeto e tente descobrir qual a coisa mais simples que você pode fazer todos os dias para que sua ideia avance? Quão simples pode ser seu produto ou sua ideia? Encontrou isso? Agora deixe mais simples ainda a ponto de precisar apenas de 30 minutos por dia para iniciar.

Você não precisa ter a sua ideia totalmente pronta para começar algo. Precisa ter o que os administradores e empreendedores chamam de Produto viável mínimo (MVP, do original Minimum Viable Product) que é a versão mais simples de um produto que pode ser lançada com uma quantidade mínima de esforço e tempo de desenvolvimento.

Vou lhe dar alguns exemplos:

# Exemplo 1: você pretende montar um curso digital para ensinar o que sabe as pessoas e melhorar sua renda mensal com isso.

Produto viável mínimo: Ao invés de criar um belo site, gravar todos os vídeos necessários, escrever um ebook, montar um blog e gastar rios de dinheiro em cursos sobre marketing digital e ferramentas. Crie uma versão pequena da sua ideia, um vídeo apenas, publique no Youtube e dê de graça em grupos do Facebook. Assim com o feedback das pessoas você poderá validar se sua ideia é boa ou ruim e melhorar seu conceito sobre seu produto.

# Exemplo 2: quer perder peso e pensou em iniciar na academia, ir na nutricionista, fazer aula de dança e começar a correr nos fins de semana.

Produto viável mínimo: Esqueça tudo isso. Seu corpo e nem sua mente irão aguentar uma mudança tão rápida em sua rotina e você, provavelmente, vai desistir. Comece com a alimentação, pouco a pouco vá cortando frituras, refrigerantes, chocolates e o fast-food. Troque tudo isso por uma alimentação mais saudável e só depois de ter se acostumado e criado esse novo hábito comece a pensar na academia.

# Exemplo 3: quer escrever um livro.

Produto viável mínimo: não fique sonhando com qual editora vai publicar seu livro se você ainda nem o tem pronto. Seu primeiro passo nesse processo é se comprometer a escrever uma página por dia. Sem vacilo. Escreva uma página por dia e depois de 30 dias você terá um livro de 30 páginas. Agora imagine fazer isso em 120 dias.

Não tente abraçar o mundo de uma vez só. Comece pequeno e vá longe. Um passo por vez e vá sentindo e saboreando as pequenas vitórias da vida.

Depois de ver o vídeo e ler este artigo, comente. Adoraria saber sua opinião.

  • Boaaa Chicooo! Esse lance de ficar esperando os outros acontece com MUITA gente. Acho que com todo mundo. Achei bem legal incluir o MVP nessa técnica. Eric Riessss! ehehhe

    Mandou bem! Noss

  • Marcia Martinn

    Valeu Chico, sempre inspirador e agregador em suas propostas para uma vida melhor, Viva!

  • Karina Victor

    Fiquei feliz em te encontrar! Seus textos estão servindo de combustível para minhas idéias!
    Era o que faltava! Agora só falta a minha iniciativa! Obrigada!